segunda-feira, dezembro 12, 2005

Sida: Como se transmite?

O vírus HIV para produzir doença tem que ter acesso e entrar na corrente sanguínea do corpo humano. No exterior, o vírus morre em poucas horas.
Nestas condições, vale a pena recordar as formas de transmissão do vírus.

Sangue – Entre as análises que a efectuar pelos dadores de sangue, figura o despiste de SIDA. Esta é uma forma de transmissão que actualmente só por acidente raro pode ser considerada;

Injecção na veia – Se a agulha e seringa usadas na injecção estiverem infestadas, a doença também é transmitida. Entre os toxicodependentes, este é um acto quase comum – é um dos factores de transmissão mais importante.

Relações sexuais – os primeiros casos de SIDA verificaram-se entre homossexuais masculinos. No entanto, a transmissão por relações heterossexuais é mais significativa nos dias que correm.
A existência de pequenas úlceras ou feridas na mucosa vaginal, agravam muito a possibilidade de infecção da mulher. Por outro lado, são estas pequenas lesões na mulher infectada que provocam maior facilidade de contaminação no homem são.

Se considerarmos que a prática diária de vários actos de actividade sexual, com vários parceiros diferentes – entre indivíduos que até podem desconhecer a sua situação como doentes – compreende-se por que se considera actualmente a transmissão heterossexual como muito importante.
A SIDA deixou de ser uma doença de grupos fechados: toxicodependentes ou homossexuais – para atingir qualquer elemento da população.

Gravidez – A mulher infectada pode passar o vírus ao seu filho, ainda que a medicina tenha avançado neste campo, nos últimos anos. Uma mãe infectada, quando acompanhada durante a gravidez e no parto, tem uma probabilidade bastante reduzida em transmitir a doença à criança. Sem cuidados, tudo pode acontecer.
Depois do parto, a mulher seropositiva não pode amamentar.

7 Comments:

Blogger goncalo said...

ainda bem que ha coisas para pesquisar se nao era dificil fazer trabalhos de grupo.obrigado pela pagina que fizerao

10:25 da manhã  
Blogger pedro said...

é bom encontrar estas informações mas gostaria de saber mais algumas coisas por exempl: tranmite se por um beijo? ou mesmo pelo suor?

12:26 da tarde  
Blogger mmosfa said...

Nao se teansmite dando um beijo ou pelo suor.

12:27 da tarde  
Blogger Rafael said...

mt boa informaçao adorei

5:25 da manhã  
Blogger liliana said...

a sida transmite se por saliva?

2:29 da tarde  
Blogger Paulo said...

a sida transmite se por mastubar entre ambos com as mãos?

12:00 da tarde  
Blogger SR said...

por exemplo se tiver duas gotas de sangue em cima do meu carro ja secas e eu tocar com o dedo poderei ficar com o virus da sida?

7:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home